Alterações Climáticas em debate no Parlamento dos Jovens em Tarouca

Dscn5994 1 980 2500
09 Jan 2019

As alterações climáticas estiveram em debate no Auditório Municipal Adácio Pestana, no dia 7 de janeiro, durante a Sessão do Parlamento dos Jovens, que contou com a presença do deputado António Lima Costa, em representação da Assembleia da República.

Promover a cidadania e despoletar nos jovens a consciencialização para a importância das suas ações no cerne da sociedade em que estão inseridos é um dos grandes objetivos da iniciativa, que este ano abordou a questão das alterações climáticas e suas consequências nefastas.

Durante a sua alocução o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião Melo, alertou para a responsabilização de todos no que à redução da pegada ecológica diz respeito, lançando o desafio aos alunos presentes para a adoção de comportamentos que possam ajudar a reverter o processo de aquecimento global. O Vice-Presidente aproveitou ainda para enumerar o conjunto de medidas já implementadas e a levar a cabo na autarquia, de que são exemplo a substituição de iluminação pública por leds, o aquecimento das piscinas a pellets, a produção de energia eólica, o reforço na quantidade de contentores de separação de resíduos recicláveis distribuídos pelo concelho, bem como, a curto prazo, a implementação de recolha de lixo porta a porta, efetuada por um veículo movido a energia elétrica.

O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, e contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite Vasconcelos e Município de Tarouca, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo.