Município de Tarouca com candidatura de apoio à esterilização de animais de companhia em execução

Animais 1 980 2500
28 Dez 2018

Inserido numa política de bem-estar animal que a autarquia tem implementado, a Câmara Municipal de Tarouca viu aprovada a sua candidatura de apoio à esterilização de animais de companhia no segundo semestre de 2018, no âmbito do programa promovido pelo estado central.

Esta candidatura vem de encontro aos objetivos traçados em 2017, nos quais o Município de Tarouca se destacou por assumir o compromisso de “Eutanásias Zero”, sendo pioneiro nesta matéria.

Nos termos do despacho n.º 3283/2018, o apoio é concedido por cão ou gato de companhia esterilizado em instalações adequadas, estabelecendo o limite máximo do apoio financeiro global, por município, em 15 mil euros.

Sendo que os valores assumidos pela Direção-Geral de Veterinária fixos por animal esterilizado são de apenas 55,00€ por cadela, 30,00€ por cão, 15,00€ por gato e 35,00€ por gata, o Município de Tarouca tem assumido os restantes custos, incluindo a identificação eletrónica (chip) do animal.
Avaliadas as necessidades do município, a campanha privilegiou inicialmente a esterilização de cadelas e castração de cães, num total de 25 animais, e foi direcionada em exclusivo a animais errantes, numa perspetiva de promoção da adoção responsável.

De realçar que a promoção de campanhas de esterilização de animais errantes constitui uma forma privilegiada de controlo da sua população, enquanto procedimento cirúrgico que torna um animal de companhia, macho ou fêmea, incapaz de se reproduzir.