Tarouca é Natal

Face cover 1 980 2500
01 Dez 2018

A magia natalícia já paira no ar e, em Tarouca, no âmbito do projeto Tarouca é Natal, a quadra irá vivenciar-se de forma intensa, com um conjunto de iniciativas que a autarquia irá levar a cabo, a fim de propiciar momentos de confraternização, convívio e partilha, promover o comércio tradicional e atrair visitantes ao concelho.

De 1 de dezembro a 14 de janeiro são muitos os motivos para visitar Tarouca e viver o Natal em família, usufruindo do que temos preparado para si.

Comércio Tradicional
A autarquia pretende dinamizar, promover, incentivar as compras no comércio local. Assim, de 1 a 31 de dezembro, cada 30€ de compras nas lojas aderentes dão direito a entrada grátis no cinema ou nas piscinas municipais cobertas. As senhas poderão ser levantadas, mediante apresentação de talão de compra, na Loja Interativa de Turismo de Tarouca.

Natal Sustentável
Manda a tradição que durante a quadra natalícia as famílias enfeitem as suas casas com a tradicional árvore de natal, costume que impele muitas pessoas a deslocarem-se às serras e florestas para aí cortarem os jovens pinheiros.

Atento à importância de preservar a floresta, perseguindo uma política de sustentabilidade, a autarquia tarouquense irá disponibilizar pinheiros que os cidadãos tarouquenses poderão ter em sua casa durante a quadra natalícia.

Os interessados poderão adquirir a custo zero a sua árvore nos dias 2 de dezembro, das 10h00 às 12h30, e 3 de dezembro, das 10h00 às 12h30, e das 14h00 às 17h00. A campanha é limitada ao número de pinheiros existentes e implica a assinatura de declaração de participação na ação de reflorestação posterior à quadra natalícia.

Concertos de Natal
Natal é solidariedade e neste sentido, com o objetivo de angariar bens alimentares para o cabaz de natal das famílias mais carenciadas do concelho, irá realizar-se no dia 2 de dezembro, pelas 16h00, no Auditório Municipal Adácio Pestana, o Concerto de Natal Solidário.

No dia 15 de dezembro, pelas 16h00, sobe ao palco do Auditório Municipal Adácio Pestana a Academia de Musica da Câmara Municipal de Tarouca e, no dia 29 de dezembro, pelas 20h00, decorrerá o Concerto de Natal da Orquestra Ligeira do Vale do Varosa.

Inauguração da Iluminação e Rotundas Natalícias
No dia 7 de dezembro, a inauguração da iluminação e rotundas natalícias prometem colorir e dar um brilho extra a esta época tão peculiar. A atuação do coro de natal dos funcionários da Câmara Municipal de Tarouca, com a interpretação de melodias natalícias, irá envolver certamente o publico e ampliar a magia da quadra.

Mega Presépio em Movimento
O Mega Presépio em Movimento, que anualmente atrai centenas de visitantes ao concelho, volta a estar presente no Centro Cívico da Cidade de Tarouca, entre 7 de dezembro e 14 de janeiro.

A dedicação, mestria e singularidade com que José Funina e Silvina Funina concebem esta verdadeira obra de arte certamente deixará todos os seus visitantes boquiabertos.

Na exposição é possível observar vários cenários que compõem o tradicional presépio, em total harmonia com cenários da sociedade e da cultura tarouquense, com artesãos, romarias, procissões, bandas de música, o rio, entre outros.

A entrada é livre, e o presépio pode ser visitado diariamente, das 9h00 às 12h30, das 14h00 às 20h00.

Natal a Nadar, Cinema Infantil, Workshops, Oficinas de Natal e Hora do Conto
O Natal é das crianças, e por isso mesmo o Município de Tarouca decidiu presentear as crianças do concelho com alguns mimos que certamente serão do agrado da pequenada.

Desta feita, no Auditório Municipal Adácio Pestana, serão exibidos filmes de animação infantil, com entrada gratuita para as crianças. No dias 12 de dezembro, às 10h00 e 14h30, e 20 de dezembro, às 14h30, será exibido o "Grinch". A 27 de dezembro, pelas 14h30, "Ralph vs Internet".

Também nos dias 19 e 26 de dezembro, entre as 14h30 e as 17h00, os mais pequenos terão acesso livre às piscinas cobertas de Tarouca, podendo usufruir de uma tarde no mundo aquático.

A Biblioteca Municipal é também um dos locais a incluir neste itinerário natalício, com três iniciativas dirigidas às crianças, que decorrerão nos dias 17, 21 e 27 de dezembro, a partir das 14h30, e que contemplam horas do conto, e ateliers de artes natalícias.

Os mini chefs de cozinha irão ainda confecionar os "Sabores de Natal" no workshop de culinária que irá decorrer no dia 18 de dezembro, pelas 14h30, no Centro Cívico da Cidade de Tarouca.

Os Animais Também têm Natal
Sob o mote "Os Animais Também têm Natal", o Canil Municipal de Tarouca promove, de 17 a 21 de dezembro, uma campanha de sensibilização para a adoção ou apadrinhamento animal, angariação de mantas, ração e brinquedos. Durante este período, a autarquia irá oferecer a esterilização/castração, vacina da raiva, microchip eletrónico e desparasitação.

Caminhada e BTT Natalício
Para os amantes do desporto, decorrerá no dia 22 de dezembro a Caminhada e BTT natalício, com concentração junto à rotunda do Mártir, pelas 14h00.

Casa do Pai Natal e Animação de Rua
O Pai Natal vem até ao Centro Cívico nos dias 22 e 23 de dezembro para espalhar a magia natalícia e tirar fotografias com as crianças. A animação de rua será também uma constante por estes dias.

Tarouca é Natal!
#VamosatéTarouca?