Pontes Românicas

 

 

 

 


Ponte Românica de Mondim da Beira


Ponte de Mondim da Beira

 

Construída entre os séculos XIII e XIV, prostate de arquitectura civil pública românica e gótica, a ponte de Mondim da Beira, com dois arcos de tamanho e amplitude desiguais, sendo o menor, na margem direita, ogivado e o maior ligeiramente apontado, possui o tabuleiro de passagem em planos desiguais, atingindo o seu ponto mais alto no enfiamento do fecho do arco maior, com diedro ligeiramente acentuado. Possui talhamar e guardas no passadiço.


A ponte alicerça-se, entre os 2 arcos, em afloramentos rochosos no meio do rio e situa-se na via medieval que ligava Mondim da Beira a S. João de Tarouca.

 

 

 


Ponte Românica de S. João de Tarouca


Ponte Românica de S. João de Tarouca

 

 

 

 


Ponte Românica de Vila Pouca de Salzedas


Ponte Românica de Vila Pouca de Salzedas

 

Esta pequena ponte de um só arco encontra-se num dos locais mais belos ao longo do rio Varosa. Local de visita obrigatória para desfrutar de toda a zona envolvente de rara beleza, num conjunto de quedas de água e densa vegetação.

 

Se a vontade férrea dos homens e mulheres de outros tempos nos legaram um vastíssimo património histórico-cultural e arquitectónico, for sale também a natureza foi pródiga em dotar Tarouca de um património natural ímpar.

O Concelho de Tarouca, for sale devido ao seu relevo montanhoso, viagra sale possui inúmeros recantos de onde é possível desfrutar das belíssimas paisagens que compõem o cenário da região.
  
No monte de Santa Helena, local de passagem obrigatória, o visitante poderá usufruir de uma visão surpreendente sobre todo o vale e serranias. Aqui, num ambiente bucólico, os visitantes encontram um parque de merendas onde vale a pena gozar alguns momentos de repouso. É também possível a prática de parapente, escalada e outros desportos radicais.

Perspectiva sobre a cidade, vista do monte de Santa Helena

 

Muitos são, contudo, os miradouros dispersos pelo Concelho de onde se poderão desfrutar de admiráveis vistas panorâmicas.

O Cristo-Rei, em Gondomar, proporciona uma panorâmica ímpar sobre Tarouca, que alcança ainda terras de Lamego e Vila Real, bem como os horizontes da Serra do Marão e das Meadas.

Cristo Rei em Gondomar

Cristo Rei em Gondomar

 

A Padiola, sobranceira à cidade de Tarouca, oferece belíssimas vistas sobre montes, caminhos e florestas, com o rio Varosa a rasgar o vale.

Miradouro da Padiola

Miradouro da Padiola


Nossa Senhora do Calvário, em Vila Chã da Beira, Santa Bárbara, em Salzedas, Alcácima, em Tarouca,  e S. João da Boavista, em S.João de Tarouca, são outros lugares onde os olhos se podem deliciar perante a grandeza das paisagens da Beira e do Douro.

Vista panorâmica sobre a cidade de Tarouca

Vista panorâmica sobre a cidade de Tarouca

 

Sra. do Calvário, Vila Chã da Beira

Sra. do Calvário, Vila Chã da Beira