Previous Next
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...

Campanha da baga do sabugueiro atinge valores record em Tarouca

A autarquia assumiu que o setor agrícola terá que ser um dos pilares base de desenvolvimento do Concelho de Tarouca e, ampoule perseguindo esse objetivo, o Presidente da Camara Municipal de Tarouca e Presidente da Direção da Regiefrutas, Valdemar Pereira, iniciou um processo de reorganização e exploração da Regiefrutas, criando assim uma nova dinâmica na campanha da baga de sabugueiro, que tem como principal missão garantir a sustentabilidade económica desta estrutura e um maior rendimento aos agricultores.

Depois de ter arrancado no dia 6 de agosto, a campanha da baga de sabugueiro na Regiefrutas, em Dalvares, atingiu já números recorde, representando uma importante fonte de rendimento para os agricultores do concelho.

Cerca de 800 toneladas de baga foram já depositadas naquela unidade de recolha e transformação, por mais de meio milhar de agricultores, que este ano viram aumentado o valor auferido pelo quilo de baga cultivada.

A campanha irá decorrer até meados de setembro, estimando-se a recolha de 1000 toneladas de baga, com escoamento garantido para a Alemanha, Holanda e Áustria, principais importadores do "ouro negro do Varosa".

Recorde-se que a baga de sabugueiro que é cultivada no Vale Varosa destaca-se das demais pelos níveis de brix (doçura) que apresenta, decorrentes das condições  endafo-climáticas propícias à cultura deste fruto, utilizado nas tintas, doçaria, indústria farmacêutica, entre outros.