Previous Next
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...

Jantar Monástico com Sabores Ancestrais em 2015

Incomparável em sabor e mestria, purchase baseado em hábitos ancestrais, o fumeiro tem sido ao longo dos séculos uma das iguarias mais apreciadas na gastronomia portuguesa. Em 2015, o Jantar Monástico propõe exatamente um menu inspirado em aromas intensos, sob o mote “De fumo a fumeiro”. Na quinta edição, o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas volta a abrir as portas para no dia 27 de junho proporcionar experiências únicas a todos os participantes.

Transmitida de geração em geração, a técnica de defumar com fins de conservação confere características únicas ao fumeiro. Saberes transformados em sabores, únicos e genuínos, que o Jantar Monástico promete recuperar em 2015.

Com a chancela da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, e agora pela primeira vez, com a garantia de qualidade da Quinta do Paço de Vila Real, o Jantar Monástico 2015 promete mais uma vez surpreender com interpretações contemporâneas das refeições que vão girar em torno do fumeiro.
 
Depois do sucesso das últimas edições, com a recriação dos ambientes medieval, barroco e renascentista, em 2015 o cenário continua a ser o impressionante Claustro do Capítulo, com traço do arquiteto maltês Carlos Gimach.
 
Organizado pelo projeto Vale do Varosa, o Jantar Monástico 2015 prevê ainda a receção aos “monges” ao início da tarde. Visitas ao Mosteiro de São João de Tarouca, Torre Fortificada de Ucanha e, incontornavelmente, ao Mosteiro de Santa Maria de Salzedas constituem uma oportunidade de conferir as alterações que no último ano foram introduzidas pelos trabalhos de recuperação em curso. Especialmente relevante, no caso do Mosteiro de São João de Tarouca a visita é ainda a única forma de acompanhar a evolução da intervenção no edificado, mesmo antes da abertura ao público.
 
Com esta programação, que se vem materializando ao longo das últimas edições do Jantar Monástico, o projeto Vale do Varosa pretende divulgar um património ímpar e recordar que este se estende pela imaterialidade das vivências de que os mosteiros foram palco ao longo dos séculos.
 
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Tarouca, Junta de Freguesia de Salzedas, Direção Regional de Cultura do Norte, Museu de Lamego, Liga dos Amigos do Museu de Lamego, Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, Quinta do Paço e do Centro de Tropas de Operações Especiais de Lamego.

Inscrições e condições em bit.ly/jantarinscricoes2015