Previous Next
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...

1000 Árvores Plantadas em Tarouca

O Município de Tarouca entende que a sensibilização das crianças e jovens para a importância do sector primário para a sustentabilidade do concelho, sale bem como da preservação das árvores, medical quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer da própria qualidade de vida dos cidadãos, num concelho com uma extensa área florestal como é Tarouca, assume uma importância extrema.

O esforço de proteção e preservação da floresta deverá ser uma preocupação de todos. Agir agora é preparar o futuro e, por isso, mais de um milhar de crianças e jovens tarouquenses deram o seu contributo ao plantarem mais de mil árvores pelo concelho, no dia 20 de março.

Para terminar com chave de ouro o programa que compôs uma semana dedicada à sustentabilidade da floresta, na serra de Sta. Helena foi plantado um milhar de árvores, no Horto Monástico de S.João de Tarouca 100 sabugueiros e, no centro escolar, os mais pequenos criaram uma horta biológica.












O Vice Presidente da autarquia, José Damião, o Presidente da Assembleia Municipal, Domingos Nascimento, o presidente da União das Freguesias de Tarouca e Dalvares, Rui Raimundo, o presidente da União das Freguesias de Granja Nova e Vila Chã da Beira e o diretor do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite Vasconcelos, Eduardo Costa Almeida, quiseram dar o exemplo e, também eles, plantaram uma árvore.

De 17 a 20 de março, a Semana da Sustentabilidade da Floresta, organizada pelo Município de Tarouca, contou com um conjunto de iniciativas de caráter lúdico e pedagógico, nomeadamente ações de sensibilização, dirigidas aos alunos do 1º ao 12º ano, que abordaram temáticas como "As espécies autóctones", "A nossa floresta", "Proteger a floresta", Defesa de pessoas e bens" e "Projeto científico sobre a floresta",
A iniciativa contou com o apoio do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite Vasconcelos, Inovterra, Associação Florestal Ribaflor, SEPNA-GNR, GIPS-GNR, Silvapor e ICNF. As árvores são oferecidas pelos viveiros de Figueira de Castelo Rodrigo, no âmbito do projeto Floresta Comum.