Previous Next
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...

Município de Tarouca avança com projeto piloto para defesa da floresta contra incêndios


A defesa de pessoas e bens, hospital a preservação da floresta nas várias vertentes e a implementação de metodologias e ações de prevenção à ocorrência de incêndios florestais é incumbência da autarquia, no âmbito da proteção civil.


É neste contexto, em que a prevenção assume um papel fundamental que, entre Município de Tarouca e o Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da GNR, foi assinado um Protocolo de Colaboração que prevê a implementação de um projeto piloto, através da realização de ações de sensibilização, fiscalização e identificação de proprietários, no âmbito do Decreto Lei 124/06 de 28 de junho com a ultima alteração dada pelo Decreto Lei nº 83/2014 de 23 de maio, que estabelece as medidas e ações a desenvolver no âmbito do sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

 

Na sua intervenção, o vice-presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião Melo, frisou a importância deste protocolo para o Município, fortemente fustigado pelos incêndios que consumiram grande área florestal nos últimos anos.

 

As ações, iniciadas no dia 27 de outubro, serão realizadas prioritariamente em espaços rurais, e nas áreas florestais referenciadas em sede de Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios como sendo áreas de faixa de proteção aos aglomerados populacionais, assentando essencialmente numa postura preventiva e pedagógica, procurando divulgar e sensibilizar os responsáveis e a população em geral para a prevenção aos incêndios florestais, mas também a salvaguarda da floresta e segurança nestes espaços, alertando para as boas práticas na preservação do ambiente, privilegiando o cumprimento voluntário.