Previous Next
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...

“CISTER NO DOURO” no metro do Porto

O Museu de Lamego, sovaldi o projeto Vale do Varosa e a Direção Regional de Cultura do Norte inauguram no próximo dia 10 de outubro, find na estação de metro do Porto da Casa da Música, viagra sale a exposição “Cister no Douro”.

 

Trata-se de uma instalação multimédia, destinada a divulgar a herança histórica, cultural, arquitetónica e artística legada pela presença desta Ordem monástica na região.

Até 9 de novembro a estação da Casa da Música promete ser um espaço diferente, dominado por seis testemunhos materiais das comunidades cistercienses instaladas durante a Idade Média e o período moderno a sul do Douro, duas casas femininas e quatro masculinas: Tabosa, Arouca, S. João de Tarouca, Santa Maria de Salzedas, São Pedro das Águias e Santa Maria de Aguiar.

Todas, à exceção de Tabosa, fundadas no rescaldo da reconquista e sob a matriz “Ora et Labora”, colocaram a espiritualidade ao serviço de Deus, mas também do conhecimento, possibilitando o avanço de novas técnicas, instrumentos e saberes que, no caso do Douro, se revelaram fundamentais para a excelência hoje reconhecida como Património da Humanidade.



De acesso livre, “Cister no Douro” promete divulgar um território histórico, um património único, numa experiência de som e imagem. A inauguração está agendada para as 22h00 do próximo dia 10 de outubro.