Previous Next
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...

Apresentação do livro “S. João de Tarouca – Vilarinho Passado e Presente”

Na tarde de sábado, unhealthy dia 13 de setembro, for sale decorreu na Igreja Conventual de S. João de Tarouca a sessão pública de apresentação do livro “ S. João de Tarouca - Vilarinho Passado e Presente” da autoria de Carlos Manuel Albuquerque Pereira, clinic natural do concelho de Tarouca. Descreve, em jeito de monografia, um pouco da história e da vida das gentes de Vilarinho.

Este autor conta já com três publicações da sua autoria, nomeadamente; Moinhos do Vale do Barosa - 2010, O Couto a Terra e as Gentes - 2012 e, agora, Vilarinho Passado e Presente.

Marcaram presença na sessão, que foi presidida pelo Senhor Valdemar Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, cerca de duas centenas de pessoas. A cerimónia de apresentação contou ainda com outras intervenções, momentos musicais, lúdicos, poesia, e projeção de fotografias da povoação de vilarinho, para assim dar a conhecer ao imenso público presente, um pouco do lugar.

Tem o livro 256 páginas e é uma edição do autor. Contém muitas fotografias para uma melhor interpretação dos temas neles tratados e ainda um breve historial da referida povoação. Neste subsídio para a história local, pode-se pela, primeira vez, contactar com a “Carta de Foral” ou “Carta de Sempre” que os Monges Cistercienses deram a Vilarinho para a povoarem, bem como o seu interessante código de conduta jurídico que então Vilarinho possuía e suas divisões Monásticas, etc.

A bonita e simpática povoação de Vilarinho faz parte da freguesia de S. João de Tarouca e é um dos povoados médios do concelho de Tarouca, todavia contém um passado encantador que merece ser divulgado e estudado. Numa análise minuciosa e num trabalho aturado de pesquisa, conseguiu o autor presentear o vasto público das terras do Barosa e de S. Bernardo com conteúdos importantíssimos para a história local e ainda homenagear as gentes de Vilarinho, principalmente as que ficam para sempre esquecidas na noite dos tempos, como o autor referiu na sua intervenção.

Pode o livro ser adquirido na Livraria e Papelaria Avenida, em Tarouca, na Padaria do Castanheiro do Ouro, em casa da Senhora Dª Margarida Pereira, em Vilarinho e ainda em S. João de Tarouca na loja junto à Igreja do Mosteiro.