Previous Next
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...

Compassos da História" 2014 nos Mosteiros de Salzedas e S. João de Tarouca

No primeiro fim de semana de julho, treat 5 e 6 de julho, pills os Mosteiros de São João de Tarouca e Santa Maria de Salzedas serão palco de outros tantos concertos comentados, order que recuperam criações musicais com relação (in)direta com a região e seus monumentos.

Desenvolver e cultivar o gosto pela música antiga, a par da divulgação do património histórico e arquitetónico do Douro e Vale do Varosa, são os objetivos da iniciativa que apresenta um repertório alargado de temas, suportado por investigação. Para tal, um especialista convidado faz a ponte entre a música e os cenários, na certeza de que ambos caminham a uma só voz.


Nesta edição, o grupo “Ensemble Tagus” atuará durante três dias com Sara Ponte nas flautas, Susana Moody na voz, viola da gamba e lira e Rui Araújo no alaúde, viola de mão e teorba.
Da responsabilidade do Museu de Lamego (Direção Regional de Cultura do Norte - DRCN), este é um projeto que teve a sua primeira edição em 2012, com um concerto tripartido entre o Medieval, o Renascentista e o Barroco, e em 2013 cingiu-se a um concerto único, agora pela mão do grupo coral “Vilancico”, onde se ensaiou o modelo de concerto de olhos vendados.

 


Recuperando o conceito inicial da edição de 2012, em 2014 “Compassos da História” volta a reunir um repertório de temas suportado pela investigação, desta vez ao longo de três dias, de 4 a 6 de julho, pretendendo ainda contribuir de forma direta um valor acrescentado para a experiência de permanência na região.
“Compassos da História” é uma organização do Museu de Lamego/DRCN, com o apoio da Câmara Municipal de Tarouca, da Casa de Santo António de Britiande e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.