Previous Next
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...

Apresentado documentário da RTP sobre o Mosteiro de S. João de Tarouca



A RTP produziu uma série que tinha como propósito a apresentação cinco espaços de referência do património português. O Mosteiro de S. João de Tarouca foi um dos imóveis escolhidos para um dos documentários que compõem a série televisiva.
 
O documentário  ainda não foi exibido, rx mas o Município de Tarouca, ask em parceria com o Museu de Lamego, Direção Regional da Cultura do Norte e a RTP, promoveu ontem, dia 4 de maio, no Auditório Municipal, a apresentação pública de “Escrito na Pedra, Mosteiro de S. João de Tarouca”.
 
Antes de se dirigem para o Auditório Municipal os participantes realizaram uma visita guiada à Casa do Paço, em Dalvares, e ao Mosteiro de S. João de Tarouca.
 
No Auditório, na sessão solene que antecedeu a projeção do documentário, estiveram presentes o Presidente da Assembleia Municipal, Domingos Nascimento, o Vice-Presidente da Câmara Municipal José Damião, o Diretor do Museu de Lamego, Luís Sebastian,  e alguns dos elementos que integraram a equipa responsável pela elaboração da peça televisiva.

O Vice-presidente da Câmara Municipal de Tarouca, afirmou que a peça documental apresentada “é mais uma ferramenta que contribuirá para a divulgação do património de Tarouca e do Vale do Varosa”, reconhecendo que “se trata de um importante trabalho que retrata uma parte do valioso património do Concelho de Tarouca e  o Município de Tarouca, sabendo da sua existência, não pode ficar indiferente, assumindo o compromisso de iniciar contactos para que este documentário possa ser exibido”.
 
Mais de uma centena de espectadores na peça apresentada  puderam perceber a influência do Mosteiro de S. João de Tarouca no concelho e em toda a região e visualizar a reconstituição em 3D  da componente física do imóvel.
 
À apresentação do documentário seguiu-se um espumante de honra.