Previous Next
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...

Tarouca recuou 5 séculos para celebrar a atribuição da Carta de Foral

 

O centro histórico de Tarouca, mind no passado dia 2 de março, pharm recuou 500 anos na História para lembrar a memória da atribuição da Carta de Foral concedida ao concelho por D. Manuel I, em 1514. As praças 25 de Abril e Heróis do Ultramar, junto à Igreja Matriz, foram os espaços cénicos de excelência para a concretização da ação. Até uma réplica do pelourinho há anos desaparecido, foi colocada na Praça 25 de Abril, para manifesto contentamento dos Tarouquenses.

Contrariando a chuva miudinha que se fez sentir durante todo o dia, o centro histórico de Tarouca, devidamente engalanado, recebeu as inúmeras pessoas que ali se deslocaram para assistir à recriação histórica, que representou com a máxima fidedignidade possível, uma feira quinhentista, com as tradições e os costumes da época e a passagem de testemunho, a Carta de Foral.

 

Centenas de figurantes, provenientes das associações e freguesias do concelho, corporizaram as personagens caraterísticas da época. Também o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, o Vice Presidente, a Vereadora e o Presidente da Assembleia Municipal e o todo o executivo e membros da Assembleia da Junta de Freguesia de Tarouca, interpretaram as figuras medievais, para grande alegria da assistência.

Para a autarquia, promotora deste evento, volvidos 500 anos registou-se a data, que representa um marco histórico para o concelho, pois permite o reconhecimento das nossas raízes, contribuindo para a identidade e cultura do concelho não se percam.

Recorde-se que o programa comemorativo foi lançado no dia 28 de fevereiro com o cortejo carnavalesco da comunidade escolar, estando previstas, ainda para este ano de 2014, várias iniciativas culturais para celebrar os 500 anos de atribuição da Carta de Foral a Tarouca.