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Serviço de Psicologia do Agrupamento de Escolas de Tarouca

O contributo da Psicologia a nível escolar abrange um leque diversificado de áreas às quais o profissional deve dar resposta, purchase de entre as quais se destacam o apoio psicopedagógico, orientação escolar e profissional e apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar. As principais funções do psicólogo escolar são: intervir a nível psicológico e psicopedagógico na orientação e apoio dos alunos, promovendo a cooperação de professores, pais e encarregados de educação em articulação com os recursos da comunidade; desenvolver ações de orientação vocacional; desenvolvimento de atividades de Educação para a Saúde, e outros projectos de promoção do sucesso escolar.

 

Desta forma, o Serviço de Psicologia do Agrupamento de Escolas de Tarouca, disponibilizado pela Câmara Municipal de Tarouca, está a dar resposta às necessidades evidenciadas pela comunidade educativa.

 

Ao aluno que se encontra no 9º compete-lhe uma escolha quanto ao seu futuro e que coincide, precisamente, com a fase do desenvolvimento na qual o jovem se redescobre. Neste sentido, foi desenvolvido o Projeto de Orientação Vocacional com as quatro turmas do 9º ano de forma a apoiar 89 alunos. O aluno do 12º ano, ao terminar o ensino secundário, necessita de apoio no processo de escolha quanto ao seu futuro escolar e/ ou profissional. Para os alunos do 12º ano foi desenvolvida uma sessão de esclarecimento, com o intuito de transmitir informação importante num momento em que lhes compete uma escolha que irá determinar a sua vida futura.

 

O Serviço de Psicologia colaborou, também, com o PES (Projecto de Educação para a Saúde) na implementação do projecto “Educação para a Sexualidade e Afetos” nas três turmas do 5º ano. A implementação deste Projecto constitui uma experiência de sucesso uma vez que se acredita contribuir-se para que estes jovens possam assumir um comportamento responsável e assertivo.

 

Avaliar/ intervir na diversidade de pedidos e problemáticas das crianças e jovens, cujas solicitações ora provenientes dos encarregados de educação ora dos professores, constitui o grande grupo de trabalho de um psicólogo inserido em contexto escolar. Durante este ano letivo cerca de 40 alunos beneficiaram deste tipo de apoio, por apresentarem problemáticas ora ligados ao domínio escolar – dificuldades de aprendizagem, problemas de sala de aula, de competências de estudo, ora relacionados com outros domínios, papéis e contextos de vida – relacionamento interpessoal, problemas emocionais e relação com a família. Registou-se uma evolução positiva dos alunos acompanhados, havendo uma melhoria ou extinção dos comportamentos/situações despoletadoras do pedido de intervenção.

 

Estando cientes que a intervenção em contexto escolar não se limita às ações aqui descritas, optou-se por referir estas por serem as consideradas prioritárias.

Com todo o trabalho desenvolvido acredita-se estar a contribuir para uma escola inclusiva e de qualidade, que providencia o combate ao absentismo e abandono escolar, promotora de sucesso escolar. O principal objetivo é, neste sentido, contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal.