Previous Next
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...

Em Tarouca idosos pulam, dançam, convivem, teclam e rejuvenescem

Em Tarouca, drugstore a autarquia, malady consciente da sua realidade populacional, store onde é manifestamente evidente um envelhecimento geracional, e cumprindo a sua responsabilidade social, foi pioneira impulsionando um projeto dirigido à terceira idade do concelho, o qual apelidou de Rejuvenescer Tarouca, concebendo assim um novo paradigma para viver intensamente a idade da reforma.

O projeto, que arrancou em Tarouca em 2007, destina-se a pessoas com idade superior a sessenta e cinco anos que independentemente das suas habilitações ou condição social pretendam adquirir novos horizontes cognitivos ou que apenas pretendam conviver, atribuindo valor ao seu tempo livre.

Desde o seu início, o Rejuvenescer Tarouca teve bastante aceitação, facto comprovado pelo aumento gradual do número de participantes, contando atualmente com cerca de três centenas de idosos inscritos, que semanalmente participam em aulas e atividades, que decorrem em cada uma das freguesias do concelho e que são orientadas por uma equipa de técnicos especializados, que cheios de vitalidade, funcionam como uma injeção de ânimo e energia.

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Rejuvenescer Tarouca veio modificar radicalmente a vida aos seniores tarouquenses, no que se refere ao seu sedentarismo e no combate à solidão e isolamento, zelando pelo seu bem estar físico e mental. O universo de ações desenvolvidas de dinâmica ocupacional, que passam por atividades de animação, desporto, lazer, alfabetização e literacia digital, tem atuado em várias dimensões nomeadamente a nível intelectual, biológico, psicológico e social para a pessoa que chegou à idade da reforma se sentir e manter ativa através da atividade educativa, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a superação das suas limitações impostas pela sua herança biológica, prevenindo o aparecimento de inúmeras doenças associadas a este grupo etário.

Paralelamente, a Câmara Municipal de Tarouca, no âmbito do projeto, disponibiliza uma Unidade Móvel de Saúde que mensalmente percorre as freguesias do concelho para efetuar o acompanhamento de saúde dos idosos.

A autarquia não tem poupado esforços para proporcionar as condições necessárias a um envelhecimento ativo e com dignidade aos seus munícipes, conferindo à terceira idade a “idade do poder”, comprovando que, com a atribuição de novos e ativos papéis aos idosos, a velhice é apenas uma atitude psicológica.