Previous Next
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...

Maria Amélia Pires de Albuquerque apresentou livro “Santa Maria de Salzedas, Espaço e Poder”, na Casa do Paço de Dalvares

no rx Espaço e Poder">

Foi apresentada publicamente, medical no passado dia 8 de dezembro, sovaldi sale na ilustre Casa do Paço de Dalvares, a obra “Santa Maria de Salzedas, Espaço e Poder”, da autoria de Maria Amélia Pires de Albuquerque.

 

A Casa do Paço, espaço de referência e também de estudo da autora, acolheu algumas dezenas de pessoas que ali se dirigiram para assistir ao lançamento do livro de reconhecido valor histórico e cultural para o concelho e também para homenagear a autora, que desde há muito se tem dedicado à história local e regional.

 

Elaborado no âmbito de uma dissertação de mestrado, apresentada em 2003, o livro percorre a história do emblemático Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, enquanto espaço e potentado e dos aforamentos e arrendamentos das quintas que ainda existem e que são exemplos paradigmáticos do funcionamento e papel do Mosteiro na região.



 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A sessão de apresentação, para além da autora, contou ainda com a presença do Prof. Dr. Pedro Gomes Barbosa, orientador da obra, e do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Mário Ferreira, enquanto representante da entidade que apoiou a edição do livro.

 

No decorrer da sessão, o Prof. Dr. Pedro Barbosa procedeu à apresentação da obra, referindo que esta é “fundamental para o conhecimento desta região”, reconhecendo que muito embora o trabalho apresentado tenha origem na dissertação de mestrado feita pela autora há alguns anos, “trata-se de um grito lancinante na defesa do importante Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, um dos primeiros e grandes pólos de desenvolvimento regional”.

 

Para Mário Ferreira, o apoio da autarquia para a publicação do livro representa “mais um merecido investimento que se faz em prol da identidade do concelho e da cultura”, sobretudo quando se trata de um trabalho realizado por alguém que “muito tem contribuído com os seus estudos para a história local”.

 

De salientar que Maria Amélia Pires de Albuquerque é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui Mestrado em História Regional e Local pela Faculdade de Letras de Lisboa, sendo sobejamente reconhecida pela sua participação em diversas palestras, seminários e debates e pelos seus inúmeros artigos e trabalhos publicados sobre a Ordem de Cister.