Previous Next
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...

Casa do Paço de Dalvares: um espaço, múltiplas funcionalidades

Csa do Paço - Dalvares


No âmago da freguesia de Dalvares, treat num local onde predomina o sossego, facilmente se distingue a solarenga e centenária Casa do Paço, referência de assaz importância histórica para as gentes da vila e do concelho, uma vez que, durante séculos, o quotidiano de grande parte dos habitantes locais se desenrolava na Casa e dependia dos bens do Paço.

Enquadrada numa malha rural, a Casa do Paço de Dalvares, um amplo edifício quadrangular de silharia perfeita, sombrio e de porta em arco, cuja origem remonta à Idade Média, foi, em tempos idos, pertença de D. Egas Moniz (o famoso aio de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal), que a terá passado aos seus descendentes.

Em 1994, após várias décadas em avançado estado de degradação, a Câmara Municipal de Tarouca, reconhecendo o valor arquitetónico e por força da riqueza da sua história, adquiriu o imóvel, tendo, entre 2004 e 2006, procedido à sua recuperação e respetiva inauguração, a expensas exclusivas da autarquia.

No intuito de ajustar esta nova infraestrutura de animação social e turística às necessidades culturais do concelho, de potenciar os valores culturais e económicos da região, sobretudo no que diz respeito às atividades artísticas, artesanais e gastronómicas e de a inserir em novos circuitos turísticos, a autarquia dotou o espaço com outras potencialidades que contribuem para o seu enriquecimento.

Desde a sua inauguração, a Casa do Paço encerra em si várias potencialidades, de forma a abranger os vários interesses dos mais diversos públicos: é sede da Confraria do Espumante; acolhe o Museu do Espumante, onde estão recriados todos os processos de produção e engarrafamento do espumante; alberga a Rota das Vinhas de Cister e a Comissão Vitivinícola Regional do Távora – Varosa; possui um ponto de venda e prova de produtos locais, que exibe o que de melhor a região tem; reúne vários espaços propícios para a realização de reuniões e sessões de trabalho e, finalmente, dispõe de um espaço internet, onde todos os visitantes, através das novas tecnologias de comunicação e informação, podem ter acesso, em várias línguas, a informação turística e cultural do concelho e da região.

Visitar a Casa do Paço, um dos ex-libris de Tarouca, constitui um bom ponto de partida para conhecer o concelho e a região. É um espaço aberto, com cheiro a tradição e com as marcas da riqueza do passado, que proporciona um programa farto para saciar a vontade de quem passa e de quem quer voltar.