Previous Next
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...

Tarouca promoveu três Festivais : Natação (desporto), Folclore (tradição) e da Canção (identidade)

 

A 16 de junho, teve lugar no concelho de Tarouca um conjunto de festivais temáticos, promovidos pelo Município de Tarouca, em colaboração com algumas coletividades locais, onde se procurou explorar as potencialidades do concelho e das suas gentes e proporcionar um leque de diferentes iniciativas dirigidas a públicos diversificados.

 

Por sua vez, o 1º Festival da Canção do Varosa, que teve como palco o Auditório Municipal Adácio Pestana, registou a participação de nove intérpretes, oriundos de seis concelhos diferentes que, com a excelência das suas participações enalteceram a riqueza patrimonial e humana do Vale do Varosa, mais concretamente da cidade de Tarouca. O espetáculo musical encantou toda a plateia e os jurados, que  consciente da dificuldade da escolha, elegeram como melhor canção o tema “Rio d’ouro”, interpretado por Ana Rita Ribeiro, de Felgueiras.


 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Festival de Natação, que decorreu durante o período da manhã, na Piscina Municipal Coberta e que teve por objetivos estimular o gosto pela prática desportiva, promover as infraestruturas desportivas concelhias de alta qualidade, assim como evidenciar a atividade física enquanto hábito de inquestionável valor para o benefício físico e para a promoção da saúde, contou com a presença de cerca de cem participantes, todos pertencentes à Escola Municipal de Natação, que usufruindo dos equipamentos disponíveis, puderam desenvolver, no meio aquático, múltiplas competências com a execução de diversos exercícios lúdicos e desportivos e dar a conhecer as suas destrezas adquiridas nas aulas, ao longo do ano.

O Festival de Folclore, que já vai na sua 19ª edição, decorreu em Gouviães, freguesia na qual se encontra o Rancho Folclórico que, sendo o anfitrião desde a primeira edição, aproveitou o certame para apresentar os novos elementos do grupo que honrando a  cultura e respeitando o legado  que lhes coube, garantem a perenidade da tradição e a divulgação da sua cultura local. A iniciativa foi abrilhantada com a presença de quatro grupos folclóricos provenientes do restante território nacional: Rancho Folclórico , da Freguesia de Tapéus, Coimbra; Rancho Regional “Recordar é Viver” de Paramos,  Espinho; Rancho Folclórico de Sta. Eulália de Lamelas, Santo Tirso e Rancho Folclórico de Sta. Luzia de Airães, Felgueiras.