Previous Next
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...

Câmara Municipal, CLDS e Agrupamento de Escolas de Tarouca incentivam empreendedorismo dos jovens tarouquenses

Realizou-se, order no passado dia 30 de Abril, remedy a II Edição dos Prémios NICI (Núcleo de Ideias Criativas e Inovadoras), no âmbito do Programa CLDS Tarouca – Projeto TETRIS, iniciativa esta que tem o intuito de promover o empreendedorismo junto da população mais jovem, trabalho este realizado em parceria com o Municipio de Tarouca e o Agrupamento de Escolas de Tarouca.

 

 

O evento decorreu na Casa do Paço de Dalvares e contou com a participação dos parceiros envolvidos na iniciativa, na qualidade de júri, constituído pelo Prof. Eduardo Almeida (Diretor do Agrupamento de Escolas de Tarouca), Dra. Ana Vaz Pedro (Técnica do Gabinete de Inserção Profissional de Tarouca) e Dr. Domingos Nascimento (Presidente do Conselho de Administração do Grupo Moneris Douro e Beiras), na qualidade de Presidente do Juri. Como habitual em iniciativas desta natureza, esteve também presente o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Sr. Mário Ferreira, que coordenou e moderou o evento.

 

Podemos referir que, este ano, os Prémios NICI revelaram-se um verdadeiro sucesso: com a participação de 17 alunos no total, perante este júri, apresentaram as suas ideias de negócio para desenvolvimento local e foram avaliados, pelo presidente do júri, quanto ao respetivo mérito, adequação local, estudo de viabilidade económica e potencialidade. Das várias ideias de negócio, destacaram-se três delas, em que as suas áreas de intervenção eram distintas.

 

Os prémios foram graduados pela seguinte ordem: em terceiro lugar ficou a ideia de negócio: “M.S.S. P Livraria de Livros de Segunda Mão, de Sérgio Silva, Sérgio Clemente e Márcio Carmo”; em segundo lugar ficou a ideia: “Fluxos de Divertimento, de Diana Almeida e Liliana Sousa”; por fim, a ideia considerada mais inovadora e criativa, foi a ideia: “Aldeia Rural de Quintela, dos alunos André Morais e Micael Vieira”. Os restantes trabalhos apresentados a concurso, “Hotel Rural de Trás-os-Montes”, de João Oliveira, a “J.A.S., Lda. – Empresa de Animação”, de Ana Isabel e Soraia Cruz e a “Construmar, Lda.”, de Diogo Torres e Serafim Oliveira, ficaram em quarto lugar.

 

 A todos os participantes foram entregues prémios e dedicados louvores pelos membros do juri, pela sua capacidade de iniciativa, coragem pela aceitação deste desafio e, acima de tudo sensibilidade para os problemas do nosso concelho e interesse em potencializar respostas para os mesmos.

 

 

Pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, que ficou rendido às ideias apresentadas, ficou a promessa de continuidade do apoio ao CLDS, para que esta iniciativa seja continuada e a estes futuros jovens empreendedores possa ser dado todo o apoio necessário à concretização das suas ideias de negócio.