Previous Next
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...

Mosteiro de Santa Maria de Salzedas reabre as suas portas

 

O mosteiro cistercense de Santa Maria de Salzedas, em Tarouca, abriu de novo as portas ao público depois de obras de requalificação, orçadas em um milhão de euros que incluem o restauro de 12 pinturas de Grão Vasco.

 

 

O secretário de Estado da Cultura, Francisco Viegas, presidiu à cerimónia de inauguração, que decorreu no dia 26 de Outubro, e que contou ainda com o lançamento do livro infantil "O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas: as formigas, o gaio e as pedras", com textos de José Jorge Letria e ilustrações de Elsa Lê.

 

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Mário Ferreira, destacou a excelente recuperação que foi feita na ala norte do Mosteiro, frisando que “este monumento da Ordem de Cister é um marco da nossa história que tem, necessariamente, de ser preservado e divulgado”. 

 

Erigido no século XII, por ordem de D. Teresa Afonso, esposa de Egas Moniz, o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, a par do Mosteiro de São João de Tarouca, é um dos mais emblemáticos monumentos ligados à Ordem de Cister em Portugal, anterior ao Mosteiro de Alcobaça.


As obras a que foi sujeito agora, num projecto iniciado ainda durante o governo de António Guterres, incluem o restauro da sacristia, a área de guarda dos paramentos religiosos, o tecto, o chão e as escadarias, interiores e exteriores, além da fachada e do interior da capela.

 


Mosteiro de Salzedas reabre portas Mosteiro de Salzedas reabre portas Mosteiro de Salzedas reabre portas Mosteiro de Salzedas reabre portas