Previous Next
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...

Dia Mundial da Alimentação

 

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro. Todos os anos a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), atribui um tema diferente. Este ano o tema central do Dia Mundial da Alimentação é: "Preços da alimentação - da crise à estabilidade."


Esta escolha visa elucidar para as atitudes que se devem tomar com o intuito de diminuir o impacto nas populações mais vulneráveis.
A variação do preço dos alimentos, representa uma séria ameaça para a segurança alimentar e nutricional dos países em desenvolvimento, afectando directamente as populações mais carenciadas.

 

Este dia tem ainda como finalidade alertar as pessoas para a importância da luta contra fome e a pobreza. De acordo com os Direitos Humanos, cada ser humano tem direito a uma alimentação acessível, nutricionalmente adequada e culturalmente aceitável para que possa desfrutar da sua vida em pleno.



Os principais Objectivos do Dia Mundial da Alimentação:


  • Desenvolver medidas para o combate à fome;
  • Sensibilizar as pessoas para adopção das mesmas;
  • Apelar à necessidade da produção agrícola, estimular os apoios nacionais, bilaterais, multilaterais e não-governamentais para este fim assim como ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias em países subdesenvolvidos;
  • Sensibilizar todos os países para a importância da ajuda nacional e internacional na luta contra a fome, subnutrição e pobreza;
  • Promover a participação da população rural, em especial das mulheres e das camadas sociais mais desfavorecidas, nas decisões e actividades que influenciam as suas condições de vida.


Com este tema pretende-se chegar a todas as camadas populacionais, visto a crise ser um problema social actual, alertando para este risco a população mais carenciada.