Previous Next
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...

Tarouca


Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo sopé e encosta da serra de Santa Helena. É formada pelas seguintes povoações: Arguedeira, Castanheiro do Ouro, Cravaz, Esporões, Gondomar, Outeiro, Ponte das Tábuas, Quintela, Tarouca (cidade e sede do concelho), Teixelo, Valverde e Vila Pouca.

Tarouca é um povoado anterior à fundação da Nacionalidade.

 

Hoje podem vislumbrar-se restos desta antiguidade em algumas designações, como por exemplo, o monte de Alcácima ou a Rua do Castelo. Quanto ao castelo, ainda no século XV se cita a única "porta da vila", terminal da actual Rua das Adegas, e no século XVIII o pároco da freguesia referia as suas "ruínas". Na Idade Média estava em pleno funcionamento e era uma das principais fortalezas da actual Beira. Foi conquistado aos mouros por Fernando Magno, de Leão, no século XI. O primeiro foral de Tarouca, datado de 1262, foi concedido por D. Afonso III. D. Afonso IV confirmou-o em 1348 e D. Manuel renovou-o em 1514.
          

A cidade é rica em património e monumentalidade. Sobressai a igreja matriz, pequeno templo de estrutura românica, de finais do século XIII, dedicado a S. Pedro.

 

 

Panorâmica Alcácima Jardim das Oliveiras - Tarouca Igreja S. Pedro de Tarouca Capela Sra das Necessidades Capela de Santa Helena




PONTOS DE INTERESSE

Igreja de S. Pedro de Tarouca
Igreja matriz românica de transição para o gótico, com uma só nave. No seu interior destaca-se um belo túmulo manuelino com pintura mural.
         

Centro Histórico da cidade

Capela da Sra. das Necessidades
Capela de planta central de gosto romântico e recente edificação (séc. XIX), embora deva ter fundação medieval, incluída na cerca do antigo Paço de Corujais.
         
Capela Santa Helena