Image 2 title

type your text for second image here

Image 2 title

Altar Santa Helena

Altar Santa Helena

Altar Santa Helena

Ponte Romana

Ponte Romana

Ponte Romana

Mosteiro S. João de Tarouca

Mosteiro S. João de Tarouca

Mosteiro S. João de Tarouca

Várias - Salzedas

Várias - Salzedas

Várias - Salzedas

Sabugueiro

Sabugueiro

Sabugueiro

Image 8 title

type your text for 8th image here

Image 8 title
Previous Next
Rota das Vinhas de Cister   Gabinete da Rota Das Vinhas de Cister Casa do Paço, medical Dalvares3610 – 013 Tarouca &nb...
Mensagem do Presidente     Tarouca é um Concelho em evolução e mudança rumo ao futuro. Queremos dar mais vida Ta...
Academia de Música   CONTACTOS Auditório Municipal Adácio Pestana E-mail: \n Este endereçod e email...
Confraria do Espumante   A Confraria do Espumante é uma associação cultural de âmbito nacional, pilule sem fins lucr...
Auditório Municipal Adácio Pestana Implantado a sudeste do Centro Cívico, order junto à confluência da Rua João de Deus com a Avenida...
Tarouca Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo so...

Tarouca


Situada no coração do Concelho, sales na margem direita do rio Varosela, online espalha-se pelo sopé e encosta da serra de Santa Helena. É formada pelas seguintes povoações: Arguedeira, Castanheiro do Ouro, Cravaz, Esporões, Gondomar, Outeiro, Ponte das Tábuas, Quintela, Tarouca (cidade e sede do concelho), Teixelo, Valverde e Vila Pouca.

Tarouca é um povoado anterior à fundação da Nacionalidade.

 

Hoje podem vislumbrar-se restos desta antiguidade em algumas designações, como por exemplo, o monte de Alcácima ou a Rua do Castelo. Quanto ao castelo, ainda no século XV se cita a única "porta da vila", terminal da actual Rua das Adegas, e no século XVIII o pároco da freguesia referia as suas "ruínas". Na Idade Média estava em pleno funcionamento e era uma das principais fortalezas da actual Beira. Foi conquistado aos mouros por Fernando Magno, de Leão, no século XI. O primeiro foral de Tarouca, datado de 1262, foi concedido por D. Afonso III. D. Afonso IV confirmou-o em 1348 e D. Manuel renovou-o em 1514.
          

A cidade é rica em património e monumentalidade. Sobressai a igreja matriz, pequeno templo de estrutura românica, de finais do século XIII, dedicado a S. Pedro.

 

 

Panorâmica Alcácima Jardim das Oliveiras - Tarouca Igreja S. Pedro de Tarouca Capela Sra das Necessidades Capela de Santa Helena




PONTOS DE INTERESSE

Igreja de S. Pedro de Tarouca
Igreja matriz românica de transição para o gótico, com uma só nave. No seu interior destaca-se um belo túmulo manuelino com pintura mural.
         

Centro Histórico da cidade

Capela da Sra. das Necessidades
Capela de planta central de gosto romântico e recente edificação (séc. XIX), embora deva ter fundação medieval, incluída na cerca do antigo Paço de Corujais.
         
Capela Santa Helena