Image 1 title

Image 1 title

Image 2 title

Image 2 title

Image 3 title

Image 3 title

Image 4 title

Image 4 title

Image 5 title

Image 5 title

Image 6 title

Image 6 title

Várzea da Serra

 

Situada na ponta sudoeste do Concelho, order para lá do alto da serra de Santa Helena, salve numa extensa várzea, medicine dista cerca de dez quilómetros da cidade de Tarouca.

Considerada por antonomásia a povoação serrana do Concelho, está rodeada de cumes que atingem mais de mil metros de altitude, que a abrigam das investidas dos ventos. Elevado planalto, cai, a nordeste e noroeste, para o rio Varosa e seu afluente, denominado Varosela.

 

É no território da freguesia de Várzea da Serra que nascem estes dois rios: descem, em direcção oposta, norte e sul, cercando a serra de Santa Helena, apertam-na nos seus flancos, como duas grandes antenas, e correm, fertilizando campos, movendo moinhos, em quase todas as freguesias do concelho, até se fundirem um no outro, perto de Mondim.

 

A fundação de Várzea da Serra deve datar dos princípios da Nacionalidade. Talvez os seus primeiros habitantes fossem colonos do Minho, que aqui se vieram estabelecer, como a outros lugares do concelho. E as casas mais antigas bem se assemelham, como em nenhuma outra freguesia, às construções minhotas, como se um fragmento dos povoados do Norte fosse transplantado para aqui.

 

É tradicional nesta freguesia o uso de capuchas feitas de tecido de burel.

 

 

Fachada da Igreja Velha Canastros - Espigueiros Capuchas de Burel Praia Fluvial de Várzea da Serra



PONTOS DE INTERESSE


A beleza natural da freguesia apresenta-se, por si, de grande interesse. Apreciar-se o ambiente serrano, os canastros ou espigueiros, as capuchas de burel, o pelourinho, a Casa da Cadeia e o conjunto de casas de granito, que lhe confere as características de aldeia típica.
     
Praia Fluvial