União das Freguesias de Granja Nova e Vila Chã da Beira

GRANJA NOVA

Situada num alto, unhealthy a meio caminho entre Lamego e Moimenta da Beira, find dista 10 quilómetros da sede do Concelho. É limitada por Salzedas, prostate a norte e oeste, Vila Chã da Beira, a norte, Mondim da Beira, a sul, Ucanha, a oeste, e Paçô, a este. É formada pelas povoações de Granja Nova e Formilo.

Os topónimos dão uma perfeita indicação dos remotos princípios de povoamento deste território. Granja é de origem francesa (Granje) e Formilo tem raiz germânica. As duas povoações são, porém, da mesma idade, ainda que o local de Formilo seja o de mais recuada ocupação (Felmir ou Fonte de Felmir, no século XII). Eram parcelas da "vila" rural de Argeriz, doada e coutada a Dona Teresa Afonso, viúva de Egas Moniz, por D. Afonso Henriques, em 1153.

Santa Catarina Igreja Matriz de Granja Nova Calhaus de Santarém (em Formilo) Miradouro/Local de Culto - Santa Catarina.

PONTOS DE INTERESE

Igreja Matriz
Salienta-se no seu interior o Altar das Almas em talha dourada e ainda um importante Cristo em estilo gótico

Calhaus de Santarém (em Formilo)
Amontoado de rochas de cariz lendário.

Miradouro/Local de Culto
Santa Catarina.

VILA CHÃ DA BEIRA

Situada no extremo nascente do território municipal, confrontando com os municípios de Moimenta da Beira e de Armamar tem uma orografia um pouco acidentada, se bem que a localização do aglomerado populacional se verifique em local bastante amplo e de significativa “chã”. Talvez advenha daí a referência toponímica que se mantém, ao longo dos tempos, na sua designação, de parceria com a outra Vila que não se referirá aqui a uma hipotética hierarquia, mas sim à génese da sua fundação villa.

A antiguidade da ocupação humana é demonstrada, de entre outros vestígios, pelas sepulturas cavadas na rocha, nos lugares de Cabo e Laje, já muito adulteradas, a indiciar verdadeiras necrópoles.

Vila Chã da Beira é uma localidade airosa, onde subsiste o núcleo antigo em redor da Capela de S. António.

Tem uma amplitude de horizontes extraordinária, quer para poente até Santa Helena; sul, pelas terras do maciço da Nave e, norte até ao Marão e Alvão. Miradouro extasiante é o que se desfruta do alto da Costa, da Capela da Senhora do Calvário, que remata uma “Via Sacra” em granito.
Beba na Fonte de Cima, água pura, da maior leveza, da qual se afirma que, quem a bebe, não deixa de voltar!

Panorâmica de Vila Chã da Beira Busto - Padre Julião Sepultura Antropomórfica

PONTOS DE INTERESSE

Capela de Santo António

Local onde repousam os restos mortais do Padre Julião, cujo corpo ainda incorrupto, o povo venera;

Sepulturas antropomórficas
Túmulos escavados nas rochas que indiciam a existência de antigas necrópoles;

Miradouro/Local de Culto
Nossa Senhora do Calvário.